ARTIGOS

As três utopias educacionais na obra de Maria Lacerda de Moura

Patricia Lessa (2023)
Maria Lacerda de Moura foi uma educadora normalista que participou em várias frentes de trabalho escolar e viu nas teorias pedagógicas libertárias uma forma de escapar dos métodos tradicionais amparados no binômio prêmio-castigo. Para os grupos e as pessoas envolvidas com o anarquismo, a educação possuía um lugar central, tendo em vista que proporcionava uma crítica ao ensino burguês e religioso…
► Revista De Estudos Feministas E De Gênero

Monique Wittig e a renovação na literatura lésbica

Patricia Lessa (2023)
Monique Wittig (1935-2003) foi transgressora e revolucionou o movimento feminista com seus escritos políticos, literários e filosóficos. O lesbianismo foi tema central em seus estudos, teorias e escritos. O livro Le corps lesbien gravita entre o universo das amazonas, das assembleias de mulheres, das feiticeiras e marca a presença do desejo sexual e do gozo entre mulheres.
► Pasquim Feminista: informátivo libertário Rosa Gomes, Ano II, Número 04

A libertação animal na obra de Maria Lacerda de Moura

Patricia Lessa (2022)
Maria Lacerda de Moura foi uma educadora e intelectual que escreveu sobre as mulheres e sobre as pessoas não humanas a partir dos pressupostos libertários. Nesse artigo buscamos entender suas posições e sua relação com essas lutas, a partir da análise da sua obra Civilização Tronco de Escravos, publicada em 1931 e da obra Amai e … não vos multipliqueis, publicada em 1932.
► Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-educativo

Nem prêmio, nem castigo! A Educação Libertária na obra de Maria Lacerda de Moura

Patricia Lessa (2022)

Para os grupos e as pessoas envolvidas com o anarquismo a educação possuía um lugar central, tendo em vista que proporcionava uma crítica ao ensino burguês e religioso e, por outro lado, materializava sua própria concepção pedagógica através da criação de escolas autônomas e autogeridas livre da igreja e do Estado, bem como a produção de seus próprios materiais escritos (…)

► Revista Eletrônica Espaço Acadêmico

Feminismo, vegetarianismo e antivivisseccionismo em Maria Lacerda de Moura

Patricia Lessa; Claudia Maia (2021)

A História das mulheres tem evidenciado as múltiplas experiências delas, no passado, e o caráter plural e multifacetado de suas lutas. No final do século XIX e início do XX, as mulheres, feministas ou não, aderiram a diferentes pautas que iam além da reivindicação por direitos femininos, tais como o repu-blicanismo e o abolicionismo. (…)

► Estudos Ibero-americanos

Maria Lacerda de Moura e a luta antifascista (1928-1937)

Patricia Lessa; Claudia Maia (2019)
A educadora mineira Maria Lacerda de Moura foi uma anarquista individualista que escreveu sobre o fascismo e as suas consequências mundiais. Questionamos se a sua vivência na comunidade libertária de Guararema (1928-1937) alavancou uma segunda fase de sua obra. Utilizamos, como fonte, os escritos dela no período em que viveu entre libertários.
► Revista Caderno Espaço Feminino

Sangue menstrual como potência de vida na arte de Juliaro

Patricia Lessa; Jacqueline Amádio (2019)

Este artigo aborda o tema do sangue menstrual como potência de criação de vida na arte de Juliaro e tem como objetivo analisar a pintura menstrual de Juliaro como arte feminista, apontando o potencial artístico, experimentativo e crítico de sua produção. Para tanto, se aborda a relação feminismo e ecologia, considerações sobre a arte feminista nos países latino-americanos e essa arte como prática de resistência. (…)

► Revista Mais que Amélias

Conversion subjetiva: el performance de género

Patricia Lessa; Cristina Castellano Gonzalez; Sam Bourcier (2018)

El presente artículo conceptualiza y reflexiona sobre los cursos, talleres y seminarios de performance de género llevados a cabo en algunos países de América Latina y Europa. Se explican las bases teóricas y conceptuales de la performatividad del género y cómo se institucionalizan las prácticas artivistas feministas en ambientes educativos como la Universidad de Lille en Francia y la Universidad de Maringa en Brasil.(…)

► Discurso Visual

Artivismo, estética feminista e produção de subjetividade

Patricia Lessa; Roberta Stubs; Fernando Teixeira Filho (2018)
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► Revista Estudos Feministas

As poéticas de Joana D’Arc (1412-1431) na literatura lésbica dos anos 1990

Patricia Lessa; Mayara Carrobrez (2017)
A trajetória de Joana d’Arc, a jovem guerreira francesa que lutou pelo coroamento do rei Carlos VII foi contada por diferentes perspectivas. Em 1994 a escritora e ativista norte-americana Carolyn Gage criou o monólogo The second coming of Joana of Arc, que posteriormente foi traduzido e adaptado por Denise Mattar para o português e interpretado no teatro por Christiane Torloni. A obra se propõe a revisitar a trajetória da guerreira francesa de um ponto de vista lesbiano e feminista. (…)
► Revista Mais que Amélias

As strongwomen da belle époque e a quebra do mito da fragilidade inata

Patricia Lessa; Iasmim Santos (2017)
O período conhecido como Belle Époque evoca as inovações tecnológicas e a efervescência cultural que vai para as ruas na Europa. A história das mulheres entre o fim do século XIX e o início do XX, pode ser pensada na perspectiva das transformações da cultura corporal e das invenções tecnológicas da musculação. Algumas mulheres como Madame Montagna, Mária Lurs, Sandwina, Minerva, Elvira Sanson e Vulcana foram precursoras nas exibições públicas de força (…)
► KOAN - Revista de Educação e Complexidade

As relações entre corpo, sujeito e espaço tecidas a partir da performance “limite zero”, de Berna Reale

Patricia Lessa; Bruna Augusta Marques (2017)
Este artigo tem o propósito de analisar as relações entre o corpo, sujeito e espaço tecidas a partir da performance “Limite Zero”, de Berna Reale, descrevendoa e relacionando sua construção com o espaço em que ela acontece. O referencial teórico apoia-se em textos de Ana Maria de Carvalho (2007) e Tania Rivera (2013), especialmente, para discutir as questões ligadas ao espaço e ao sujeito no ambiente urbano em que a performance ocorre. (…)
► KOAN - Revista de Educação e Complexidade

Las biotecnologias y la performatividad de los cuerpos: algunos discursos sobre el doping en el mixed martial arts feminino

Patricia Lessa; Carla Lisbóa Grespan (2016)

Este artículo problematiza los discursos sobre las mujeres luchadoras del mixed martial arts (mma) y en el Ultimate Fighting Championship (ufc). Tiene como objetivo analizar las performatividades de los cuerpos y de las sexualidades en sus permanencias, subversiones y líneas de fuga; analizar los discursos sobre las relaciones de género y las prácticas corporales; también, cómo son comentados los usos de doping entre las luchadoras. (…)

► Revista Géneros

O Corpo que dança e a construção da poética Drag King: um tango-ação

Patricia Lessa; Eliane Tortola (2016)
Este artigo escrito a quatro mãos propõe-se a pensar sobre a construção da performance Drag King como uma pedagogia dos corpos com potencialidade para desconstruir as normas binárias de gênero. Partimos da criação de um personagem nomeado Pablito, cuja apropriação da força poética do tango recoloca o papel da masculinidade/feminilidade em desordem.
► Revista Periódicus

O sexo a quem compete: nas Olimpíadas de 1968, as atletas tinham que comprovar que eram mulheres submetendo-se a testes constrangedores

Patricia Lessa (2014)
“Olimpíadas vencem a guerra dos sexos”, anunciou o Jornal dos Sports no dia 30 de outubro de 1968. O tom da manchete reflete a empolgação em torno de uma novidade implantada no megaevento disputado na Cidade do México: o exame científico para confirmar o sexo das atletas. (…)
► Revista de História da Biblioteca Nacional - matéria de capa

Tienes que tener un coración de leona: empoderamento e ação feminina no hóquei de grama da Argentina

Patricia Lessa; Sebastião Votre; Sandra Bellas de Romariz; Caroline Picoli (2011)
A agenda feminista para os esportes trabalha de forma propositiva pontuando ações e práticas em prol do protagonismo, visibilidade e empoderamento das mulheres visando minimizar avaliações depreciativas que historicamente recaíram sobre as atletas. Neste artigo propomos visibilizar à atuação da equipe de hóquei de grama Las Leonas, da Argentina, através da análise narrativa de materiais publicados em jornais escritos e televisivos argentinos após a vitória das mesmas no Mundial de Hóquei 2010. (…)
► Lecturas Educación Física y Deportes