Para os grupos e as pessoas envolvidas com o anarquismo a educação possuía um lugar central, tendo em vista que proporcionava uma crítica ao ensino burguês e religioso e, por outro lado, materializava sua própria concepção pedagógica através da criação de escolas autônomas e autogeridas livre da igreja e do Estado, bem como a produção de seus próprios materiais escritos (…)
A História das mulheres tem evidenciado as múltiplas experiências delas, no passado, e o caráter plural e multifacetado de suas lutas. No final do século XIX e início do XX, as mulheres, feministas ou não, aderiram a diferentes pautas que iam além da reivindicação por direitos femininos, tais como o repu-blicanismo e o abolicionismo. (…)
Este artigo aborda o tema do sangue menstrual como potência de criação de vida na arte de Juliaro e tem como objetivo analisar a pintura menstrual de Juliaro como arte feminista, apontando o potencial artístico, experimentativo e crítico de sua produção. Para tanto, se aborda a relação feminismo e ecologia, considerações sobre a arte feminista nos países latino-americanos e essa arte como prática de resistência. (…)
El presente artículo conceptualiza y reflexiona sobre los cursos, talleres y seminarios de performance de género llevados a cabo en algunos países de América Latina y Europa. Se explican las bases teóricas y conceptuales de la performatividad del género y cómo se institucionalizan las prácticas artivistas feministas en ambientes educativos como la Universidad de Lille en Francia y la Universidad de Maringa en Brasil.(…)
Este artículo problematiza los discursos sobre las mujeres luchadoras del mixed martial arts (mma) y en el Ultimate Fighting Championship (ufc). Tiene como objetivo analizar las performatividades de los cuerpos y de las sexualidades en sus permanencias, subversiones y líneas de fuga; analizar los discursos sobre las relaciones de género y las prácticas corporales; también, cómo son comentados los usos de doping entre las luchadoras. (…)